A Teoria da Evolução tem sido considerada por alguns educadores como um paradigma e base para todas as demais disciplinas quanto à origem e comportamento das espécies. Há muito tempo, as escolas têm adotado livros didáticos que afirmam que a evolução é um fato incontestável. Partindo disso, qualquer questionamento à Teoria da Evolução é considerado como algo fora de cogitação. É como se questionasse os próprios fatos científicos. A ideia de projetista inteligente é totalmente descartada e sujeita apenas a uma religiosidade. Pela negligência de questionamentos e de aprofundamento científico, muitos livros didáticos trouxeram, inclusive, fatos adulterados sem ao menos corrigi-los. Como exemplo, temos os embriões de Haeckel e as mariposas de Manchester. Esses exemplos ainda aparecem nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, mesmo que a comunidade científica questione e veja-os como uma fraude. Diante disso, as escolas usam livros que relatam a Teoria da Evolução como um fato indubitável e expõem-na como nem o autor da teoria fez, Charles Darwin, pois o próprio Darwin não apresentou a sua teoria como um fato inquestionável. Muitos professores de biologia e alunos desconhecem completamente a Teoria do Design Inteligente. Por