Será possível ensinar e aprender música numa escola pública brasileira da mesma forma como os músicos populares aprendem – sem professor, escolhendo as músicas que querem aprender, tirando músicas de ouvido e aprendendo em grupos de amigos? O livro Musicalidade Crítica: Fundamentos para uma Educação Musical pautada na Pedagogia Crítica de Paulo Freire visa unir a Educação Musical ao pensamento freiriano de educação. A Musicalidade Crítica representa a ampliação de consciência acerca dos significados musicais presentes na experiência musical, inseridos em um amplo processo de conscientização sobre o mundo a partir do objeto música. Tal conexão se estabelece por meio da associação das práticas informais de aprendizagem musical na escola a um processo de conscientização musical crítico fundamentados na Sociologia da Música, especialmente na Teoria dos Significados Musicais de Lucy Green. Pensando nisso, desenvolvi uma ampla pesquisa bibliográfica associada a experiências pedagógicas em sala de aula que determinaram “Parâmetros para análise dos comportamentos docentes e discentes em práticas informais de aprendizagem musical na escola”. Tal modelo descreve a relação dicotômica entre as categorias Autoridade e Autoritarismo; Liberdade
Código de Barras - 9786558204985
Peso - 0.330 Kg
Número de Páginas - 233
Ano de edição - 2021
Autor - Simoes,Alan Caldas
Editora - Appris
Assunto - Artes
Formato - Encadernado
Origem - Nacional
Idioma - Português
Edição - 1
Dimensões - 16 X 23
Início>Livros>Artes>Musicalidade Critica Fundamentos Para Uma Educacao Musical Pautada Na Pedagogia Critica De Paulo Freire
Musicalidade Critica Fundamentos Para Uma Educacao Musical Pautada Na Pedagogia Critica De Paulo Freire