Com a preocupação de fornecer um processo de formação docente que não fosse simplesmente instrumental, cientificista ou mesmo relacionado à mera produção de materiais didáticos, a disciplina intitulada Bases Epistemológicas da Ciência Moderna (BECM), matéria obrigatória do projeto de formação Nascimento e desenvolvimento da Ciência e seus desdobramentos para a contemporaneidade, ministrado por docentes da UFABC para a formação continuada de professores da Prefeitura Municipal de São Paulo, forneceu a base conceitual para o curso em questão e, assim, utilizou como fio condutor um ideal de formação interdisciplinar, temático, anti-positivista e utilizou como ferramentas privilegiadas a História da Filosofia e a História das Ciências, enfatizando em especial os seus âmbitos epistêmicos. Hoje em dia é muito comum os cursos de formação de professores no Brasil fornecerem uma ênfase no aspecto pragmático do conhecimento, não considerando as discussões de cunho teórico e, principalmente, de natureza epistemológica. Ora, esse modelo de racionalidade traz consigo uma concepção de formação tecnicista e utilitária em que a ênfase recai nos seus aspectos pragmáticos, ou seja, na resolução de problemas imediatos ligados ao cotidiano escolar. N
Código de Barras - 9788578615345
Peso - 0.278 Kg
Número de Páginas - 180
Ano de edição - 2018
Autor - Editora Livraria Da Fisica
Editora - Livraria Da Fisica
Assunto - Ciências
Formato - Brochura
Origem - Nacional
Idioma - Português
Edição - 1
Dimensões - 16 X 23
Início>Livros>Ciências>Nascimento E Desenvolvimento De Ciencia Moderna E Seus Desdobramentos Para A Contemporaneidade
Nascimento E Desenvolvimento De Ciencia Moderna E Seus Desdobramentos Para A Contemporaneidade